Frascos divertidos e seu Poder de Venda

Com um apelo de vendas indiscutível em meio aos consumidores, fragrâncias em frascos inusitados, com formas divertidas, inspiradas em objetivos e situações do dia a dia geram discussões acaloradas em fóruns da internet, sites especializados e redes sociais: por um lado há os que defendem que os frascos se tornam bregas, infantis e que falham em fazer referência a objetos reais de forma convincente, comprometendo o glamour esperado de itens de perfumaria fina; por outro há os que argumentam que as marcas conhecem intimamente o seu público-alvo e sabem direcionar bem seus esforços de marketing, investindo em formatos que ressoem com uma geração que busca identidade, leveza e diversão. Há também os fatores decorativos e colecionáveis, que estendem a experiência para além do uso dos perfumes e permitem exploração adicional através de uma quantidade indeterminada de flankers, edições especiais, comemorativas, etc.

REFERÊNCIAS DE MERCADO

P. Rabanne Phantom

O robozinho se conecta a um público moderno e tecnológico, tornando-se um assistente pessoal através da leitura de sua tampa pelos smartphones.

C. Herrera Very Good Girl

Em sua 11ª versão, o famoso sapatinho adquire a uma cor vermelho vivo para um perfume igualmente sexy.

C. Herrera Bad Boy Le Parfum

Prometendo uma dose de maldade, o raio preto jateado traz em si notas de pimenta preta e cannabis.

C. Herrera 212 Heroes

Falando com uma geração diversa e desprovida de preconceitos, o skate inspira liberdade e locomoção urbana.

Cacharel Yes I Am Glorious

Feminilidade e empoderamento expressos por um dos principais itens do ritual de beleza: o batom.

Bylgari Allegra Dolce Estasi 

Bylgari Allegra Dolce Estasi 

Cosmopolitan Eau de Juice Beach Please

Comidinhas!

O universo gourmand continua(bem) representado por balas, frascos de açúcar e até caixinhas de suco.

Marc Jacobs Perfec

Trinkets diversos na tampa trazem um toque alegre e descontraído.

Moschino Toy 2 Bubble Gum

Moschino Toy 2 Bubble Gum

Ursos de Pelúcia

Uma conexão com a criança dentro de cada um de nós, em representações dos ursos que vão das mais literais às mais elegantes.

Água de Cheiro #Self[ie] Live Pink

Personalização com adesivos e celebração de ícones pop: frasco de Coca-Cola. Pacman na caixa e Ursinhos Carinhosos de brinde (sim, ursos novo!)

Como a Quimihouse pode contribuir?

FRAGRÂNCIAS

Seria impossível resumir fragrâncias de frascos divertidos em poucas categorias devido à grande diversidade de exemplos que temos disponíveis. O que na verdade é indispensável é que elas sejam extremamente originais para sustentar a ousadia de seus frascos que podem ser inspirados por:

Itens de Beleza: Pedem elementos luxuosos, como flores brancas realçadas por gourmands elegantes como cacau, chocolate amargo, praliné ou até frutas, contando que não em suas formas mais infantilizadas.

Brinquedos: É necessário conectar o material que compõe o brinquedo original, há sempre uma forma de se fazer isso. Trenzinhos pedem notas amadeiradas. Pelúcias podem ser almiscaradas ou ambaradas. Bonecas podem trazer conotações sintéticas e resinosas.

Doces e Sobremesas:  É necessário buscar formas de trabalhar gourmands e frutas de forma que não fiquem muito literais, afinal não estamos falando de produtos infantis. O elemento principal até pode  estar reconhecível, mas pode-se introduzir elementos contrários ao que normalmente é entendido como infantilizado, como ervas, pimentas e madeiras.

RELAÇÃO ENTRE MATERIAIS, CATEGORIAS E NOTAS

O tipo de material usado nos frascos de perfumes determina diretamente o seu posicionamento, além de compor a mensagem de fragrância. 

Pet: O pet é uma opção barata de frasco e deve ser usado apenas em produtos para bebês/crianças ou body splashes, pois não expressam nenhuma sofisticação. 

Vidro: O veiculo clássico da perfumaria. Marcas de luxo ou nicho preferem formas clássicas quadradas ou cilíndricas para direcionar o foco total ao trabalho perfumístico ao invés de chamar a atenção para o frasco.  

Metal: Normalmente empregados na perfumaria masculina, detalhes em metal que envolvam ou adornem os frascos são usados em edições limitadas ou versões eaux de parfums de fragrâncias já conhecidas, justamente para expressar o upgrade (ex: Ralph Lauren Polo Blue EDP/Gold Blend). O uso do metal também pode interpretar notas olfativas de frescor, como pimentas frias, ervas aromáticas, cítricos ou aldeídos efervescentes. 

Plásticos: Usados de forma complementar como invólucros ou suportes para a peça principal (ex: C. Herrera Bad Boy, Ariana Grande Cloud, Ariana Grande Thank U Next). Podem também compor acessórios (ex: M Jacobs Perfect).

Marc Jacobs Perfect

Trinkets diversos na tampa trazem um toque alegre e descontraído. 

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