Linhas Especiais de Marcas de Prestígio

É sempre difícil equilibrar inovações em perfumaria com o interesse do grande mercado. Embora perfumistas nacionais e internacionais contem sempre com moléculas e acordes inusitados, é necessário estar de acordo com as expectativas do consumidor para garantir altas vendas. As marcas indies e de nicho podem usar de toda a criatividade, já que não têm a grande massa em vista, mas para os fabricantes de linhas de alto volume há sempre que se observar as tendências do momento. Para contornar esta limitação, marcas de prestígio investem em linhas especiais, de maior valor agregado e
distribuição restrita, na qual podem explorar toda diversidade de temas, ingredientes e custos de matérias-primas.

Referências de Mercado

O Boticário Alchemists

Compostas por perfumistas consagrados nas versões Rose, Neroli, Iris e Oud. Encontradas
apenas nas duas unidades
do Boticário Lab.

Versace Atelier Versace 

A busca pelos materiais de
maior qualidade expressa
em fragrâncias. Remete
aos processos artesanais
da grife. Disponível na
Ásia.

Gucci The Alchemist’s Garden

Coleção de EDPs, águas, óleos e velas, inspirada em ingredientes e estórias especiais. Disponíveis em lojas Gucci na Europa.

Chloé Atelier des Fleurs 

Coleção de fragrâncias florais
combináveis para uma experiência totalmente personalizada. Apenas nas lojas Chloé e no site da marca, sob reserva.

Outras:

C. Herrera Confidential

G. Armani Prive

C. Dior La Collection Privée

Chanel
Les Exclusifs de Chanel

A marca é pioneira na estratégia da exclusividade, com os perfumes mantidos por muitos anos sendo vendidos apenas em suas boutiques próprias.
Atualmente é possível encontrar linhas de grande alcance da marca como Nº5, Allure, Chance, Coco, Bleu e Gabrielle em perfumarias multimarcas e duty frees,
porém a coleção Lex Exclusifs é limitada apenas às lojas da marca, preservando a estratégia original e garantindo a exclusividade para um público selecionado.
Iniciada na década de 20, a coleção ganhou força nos anos 2000 e continua a interpretar capítulos, lugares, ícones e personagens importantes da história de Gabrielle Chanel em fragrâncias elaboradas com ingredientes raros, finamente desenvolvidos, expressando a arte excepcional da perfumaria em suas fragrâncias.

Como a Quimihouse pode contribuir?

FRAGRÂNCIAS

Por buscarem o resgate da perfumaria tradicional, o foco dos temas das principais coleções sempre recai sobre os ingredientes, que são trabalhados de forma central e sempre em nas mais altas qualidades.
Pela mesma questão da tradição, não é costume direcionar fragrâncias como masculinas ou femininas, cabendo ao consumidor praticar suas escolhas livremente de acordo com suas preferências. Desta forma, a grande parte dos produtos em coleções especiais são entendidos como compartilhados.
Florais: Tidos como ingredientes mais nobres da perfumaria, as flores são
preferidas pelo público feminino e são sempre protagonistas em suas
fragrâncias. Há sempre a busca por óleos naturais como de Íris, Rosa, Flor de Laranjeira, Tuberosa e Violeta.
Amadeiradas: Se concentram mais nas madeiras nobres, ou menos dependendo da intensidade esperada. Vetiver, Cedro, Sândalo, Tabaco, Couro e Oud são as notas mais exploradas.
Outras: Lavandas de altíssima qualidade, Musks envolventes com efeito de segunda pele e Balsâmicos/Resinosos opulentos e carnais como Âmbar, Vanillas Absolutas, Incenso e Mirra.

O QUE SÃO MARCAS INDIES, DE PRESTÍGIO, ETC?

Categorizar marcas depende não apenas do custo dos perfumes aos consumidores, mas especialmente no perfil olfativo adotado pelas fragrâncias e também pela estratégia das marcas quanto à forma de vendas:

Combate: Produtos vendidos em mercados e farmácias. Incluem colônias para bebês e deo-colônias de grandes volumetrias com perfumes tradicionais. Ex: Johnson’s, Alma de Flores, Seiva de Alfazema, Cia. Da Natureza. Massa (Varejo): Também encontrados em farmácias, mercados e perfumarias. Incluem marcas de contratipos. Ex: Fiorucci, Paris Elisées. Massa (Franquias e Vendas Diretas): Principais canais no Brasil. Alternam diversas faixas de preço, mas garantem maior originalidade. Ex: Natura, O Boticário, Avon, Jequiti, Mahogany, Eudora. Masstige: Fragrâncias de Celebridades e Designers de
Massa. Ex: Britney Spears, Shakira, Antonio Banderas, Bennetton. Pretige: Marcas internacionais vendida em perfumarias, aeroportos e sites. Ex: Carolina Herrera, Paco Rabbane, Lancôme, Givenchy, Dior, Chanel. Luxo e Nicho: Marcas dedicadas à alta perfumaria, exclusiva e experimental. Incluem linhas especiais de designers. Ex: Jo Malone, Creed, Penhaligon’s, Chanel, Hermés, Tom Ford, Le Labo. Indies: Não pertencem a grandes grupos e são as que mais ousam nas composições. Ex: Byredo, Zoologist, État Libre D’Orange.

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