Produtos Semi-Naturais e Semi-Orgânicos
Fórmulas 100% naturais ou orgânicas não contam com diversos ingredientes sintéticos altamente eficientes, por isso dependem de uma boa concentração de elementos naturais que garantam a sua eficácia. Essa compensação que resulta em um produto final mais caro não pode deixar de ser feita se o fabricante quiser atingir as expectativas de um consumidor cada vez mais preocupado com a naturalidade e procedência dos seus produtos mas que também preza por resultados. Como solução, produtos Semi-Naturais ou Semi-Orgânicos oferecem o equilíbrio exato, incluindo ativos para garantir uma alta naturalidade nas
formulações, mas usando elementos sintéticos seguros, com uma relação mais acessível de custo x eficácia.
Referências de Mercado
Dove Poder das Plantas
Unilever Brasil
Sua fórmula à base de
plantas contém 95% de
ingredientes de origem
natural dentre ativos de
limpeza à base de plantas, ativo purificante derivado do coco e fragrâncias de origem natural.
Garnier Hair Food
L’Oréal Global
Contém 98% de ingredientes
de origem natural.
A fórmula vegana é isenta de crueldade, corantes artificiais, silicones e
parabenos.
Herbal Essences Real Bothanicals P&G Global
Composto por 90% de
ingredientes de origem
natural, formulado com mel de árvore manuka e vegetais naturais do Kew Royal Botanic Gardens.
The Body Shop Tea Tree
Itália
Formulado com 97% de
ingredientes de origem natural, incluindo: óleo de melaleuca cultivado organicamente no Quênia (ajudando a apoiar pequenos produtores), proteína de seda vegana e Aloe Vera orgânico da Comunidade do México.
Schwarzkopf Gliss
Ultimate Oil Elixir
Turquia
Formulado com 89% de
ingredientes de origem
natural, incluindo aminoácidos e óleo de argan.
Adequado para cabelos
superprocessados e
sensíveis.
Como a Quimihouse pode contribuir?
FRAGRÂNCIAS
A relação de ingredientes naturais e sintéticos em fragrâncias é bem similar aos dos ingredientes de
formulações: Naturais tendem a ser caros e de fornecimentos mais limitados. Além disso, devido à sua
baixa dosagem, fragrâncias podem entrar na porcentagem de ingredientes que não são naturais.
Ainda assim, é necessário que ajudem a comunicar o fator de naturalidade do produto, por isso devem ser simplificadas, expressar ingredientes naturais e evitar altos graus de sofisticação ou fantasia.
Aromáticos: Como muitos óleos e extratos naturais são usados em formulações, um dos temas principais de semi-orgânicos ou semi-naturais é o herbal. Lavanda, Alecrim, Tomilho e Sálvia são notas
que trazem a rusticidade esperada para a experiência olfativa desses produtos.
Especiarias: Gengibre, Pimentas e Açafrão são normalmente associados a conceitos de cuidados com o couro cabeludo, aumento da circulação e crescimento dos fios, por isso sua presença também é esperada quando há esses tipos de apelos.
Frutas: Relacionadas às tendências de superfoods, devem expressar o aspecto maduro, não infantilizado, de ingredientes como Papaya, Banana, Manga, Abacate, Maçã, Pera, Melancia, etc. Todos estes acordes são alcançados através de elementos sintéticos e não são possíveis em produtos 100% naturais.
Flores: A Rosa é um clássico devido à delicadeza que comunica. É possível associar também esta leveza a notas de Gerânio e Neroli (Flor de Laranjeira destilada a Vapor), além de notas que expressem
Camomila e Macela, ingredientes com muitos benefícios funcionais no universo de Hair Care.
TENSOATIVOS E FÓRMULAS
SHAMPOOS E MÁSCARAS
QUATERCAP BH-25 | QUATERCAP C-1650
tensoativos catiônicos amplamente empregados
em formulações como agente antiestático, condicionante e emulsionante.
ANFOCAP K-30 tensoativo anfotérico aplicado como co-tensoativo em formulações cosméticas.
CAPICIDE COS C conservante que garante proteção de formulações cosméticas contra diversos tipos de microorganismos com baixo potencial de irritação e toxidade.
ÓLEOS CAPILARES
AETTY IPM | AETTY IPP ésteres indicados para produtos de cuidado pessoal em virtude de suas características emolientes, solvente para filtros
solares químicos e veículo/diluente para
ingredientes ativos.